Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de julho de 2013

OS SÍMBOLOS USADOS NA TERAPIA REIKI by @rodrigodorje

OS SÍMBOLOS USADOS NO REIKI 

Nível I

 
     Quanto aos símbolos usados em Reiki, hoje podem ser encontrados muitos no mercado, vendidos no varejo ou atacado, agregados a dezenas de traduções, promessas, significados e muitas coisas sem sentido. Fique atento, pois pode haver até promoção! Compre seis e leve meia dúzia! rsrsrs 
     Sobre os ideogramas escritos por Usui, apenas três são de fato kanji, no entanto a escrita dois creio que esteja incorreta, bem como o seu significado, pois sendo passados de mestre a discípulo como quem brinca de “telefone sem fio”, foi sendo perdida a forma original ao longo dos anos. O fator que contribuiu para essa perda gráfica foi a alegação de que os símbolos são sagrados e secretos, deste modo os alunos não podiam levar cópias dos desenhos para casa, apenas o que conseguissem reter na memória. 
     O entendimento alcançado pela meditação sobre os símbolos é  verdadeiramente sagrado; os resultados de sua prática interna é que devem ser mantidos em segredo, pois quando falamos com pessoas sobre experiências sutis sem que estas estejam afeitas ao assunto, perdemos a energia da concentração meditativa e sofremos as interferências do meio ambiente.  O terapeuta reikiano precisa estar harmonioso, sábio como o bambu, silencioso e receptivo; é preciso que tenha criado à sua volta uma atmosfera suave e estável, de modo possa tocar os outros seres e harmonizar sua energia conturbada.
      
      De resto, símbolos são apenas símbolos!  Simbolizam algo no plano das concepções mentais que temos que penetrar conscientemente, podem ser usados como objeto para obter a concentração meditativa e até mesmo agregarem ao seu redor uma grande quantidade de energia. Podem ser usados pra lhe conectar com a fonte dessa energia.  Usados como amuletos, logotipos e muito mais.  Podem se transformar em sons... sílabas-semente de grandes realizações espirituais. Eles podem indicar um caminho, uma flecha, uma reta, uma meta...  Mas tudo isso são apenas concepções mentais.   Se Reiki e meditação funcionam ou não, depende de como transformamos a mente e pacificamos nossos elementos internos e externos.  Sem transformar a mente obscurecida pelos apegos e desejos não haverá símbolo que possa lhe conferir saúde e prosperidade. Na Escola Tradicional os símbolos são ensinados apenas no nível dois, prefiro transmitir o primeiro deles no nível I, com a grafia ‘popular’ e a grafia correta; use o que preferir.

     . Os símbolos Cho Ku Rei e Ra Ku kei, não são kanjis, katakanas ou hiraganas, mas ainda sim são ideogramas no sentido literal da palavra e possuem um significado claro no idioma japonês. O estudo do idioma clareou para mim o que de fato são os kanjis que aprendemos no Reiki.  
     Diz-se que na Escola de Usui a iniciação Tradicional era dada somente a uma das mãos no nível I e apenas o primeiro símbolo, o  CHOKU REI, era colocado nos canais do iniciado não sendo a forma do mesmo revelada até o nível II. No segundo nível seriam transmitidos os dois símbolos restantes, Sei Iki e Hon Sha Zê Sho Nem, bem como a grafia e significado dos três.  Eu preferi iniciar os comentários sobre o  Choku Rei no nível um e dar iniciação nas duas mãos conforme aprendi em outras escolas de Reiki.   
     Tenho ouvido boas traduções do sentido e grafia de Choku Rei uma delas é “eu peço e comando que a energia venha até minhas mãos e flua para onde seja necessário”, outras dizem coisas como “ascenda o interruptor!”, “faça-se a luz!”,  e afirmam que o símbolo e  a repetição do nome são uma chave que liga e desliga o fluxo de energia.  A motivação está correta mas a interpretação é bem mais abrangente. Partiremos da sua forma gráfica tradicioanal, composta por um traço horizontal na parte superior, assim como no idioma tibetano e sânscrito as letras são encimadas por esse traço, em Choku Rei ele também representa o Trono da Divindade, e tudo o que está acima dessa linha pertence ao sagrado ou divino. A linha vertical,que pende em 90º na extremidade da anterior, representa a descida dessa energia divina até os planos de energia mais densas, e a espiral em sentido anti-horário da base da linha vertical  de fora para o centro, representa essa energia permeando o sistema de chakras e corpos sutis dos seres. Isso está em acordo com a tradução literal e análise do kanji  choku rei, composto por dois ideoagramas em que Choku significa  “direto” e Rei significa “espírito”, Compaixão Universal, ausência de existência inerente de todos os fenômenos, Vacuidade de seres e objetos.
     Traduza como “Espírito Direto” aqui e agora.  A ausência total de ego. Um não-eu, uma mente de paz que irradia luz e harmonia para todos os seres.  Uma mente amorosa que irradia bênçãos e vitalidade.
     Um grande amigo e mestre em Reiki usou a seguinte definição para choku rei onde a palavra é escrita em três sílabas como conhecido tradicionalmente:
     Cho: espada curva, de samurai
     Ku: integrando, penetrando, tornando inteiro, preenchendo o vazio
     Rei: espírito transcendente, poder misterioso, essência universal cósmica.
     “Espada curva preenchendo a essência e penetrando com poder misterioso.” 
     Eu ainda sugiro uma outra hipótese, se o Reiki tem de fato uma ligação com a cultura tibetana, devemos atentar para alguns sons e palavras como Cho que significa Dharma ou Verdade Última, Ku significa  corpo, não sei se Rei tem maior relevância em tibetano mas poderíamos conceber a ideia de que esse Rei misterioso que flui por nosso corpo e mãos é um “Corpo de Manisfestação da Verdade Última”, uma freqüência da energia da totalidade com a qual podemos nos relacionar, interagir e compreender. É a parte tangível do que podemos entender em Reiki do ponto de vista de nossas concepções mentais e pensamentos usuais; a parte interna de Reiki só pode ser compreendida com uma nova forma de pensar, de conceber o universo e os seres dentro dele, é preciso gerar na mente uma especial sabedoria que perceba a interdependência do universo e seus seres, reconhecendo o processo de criação de causas e condições (karma) para se ter saúde ou desarmonia além de fornecer os meios para cessar a produção de karma negativo e seus efeitos.
      Tradução dos Símbolos Reiki do japonês para o entendimento budista.
choku = direto, rei = espírito > chokurei = espírito direto
sei = lugar , iki purificação ou lugar do arco , mira > saheki = purificação no alvo interno com direção precisa – tigle.
hon = origem, sha = deus, zhe = isto é, sho = correto, nem = principio ou motivação > isto é a motivação correta da origem divina
dai = grande, ko = luz, miyo = sol e lua > a clara luz sem dualidade das bodhicittas unidas= êxtase e vacuidade
om sho = forma do som, vacuidade é forma e forma é vacuidade
ho ko ta = dignidade, vem de hoko hen = armadura de samurai = dignidade concedida pelo uso dos mandalas interno, externo e
secreto.
raku = caixa ou forma e kei alegria = forma da alegria = êxtase espontâneo.
_______________
pesquisa e adaptação de 7 anos de rodrigo rinchen e ashu dechen, com a colaboração de Hiroko Mochizuki – Instituto Kumon de Língua Japonesa, para o benefício de todos os reikianos budistas e todos os seres.
Permissão de uso mantendo os créditos.




NÍVEL II - “A Transformação” 
      Para receber os conhecimentos do nível II é necessário que se respeite um intervalo mínimo de um mês entre o primeiro e o segundo nível, período este em que o praticante estará passando pelo processo de limpeza psicofísica e vivenciando em seu corpo as modificações decorrentes do processo de sintonização.  No entanto recomendo três meses para pesquisas e experimentos antes de adentrar ao ‘Campo das Profundas Transformações Emocionais’ proporcionado pelas técnicas terapêuticas de nível II.  Este módulo poderá ser realizado também em um dia, mas prefiro estendê-lo tanto quanto seja necessário a fim de que compreendam o motivo pelo qual chamamos este nível de “A Transformação”. 
      Serão ensinados dois yantras (símbolos) e três mantras (sons) que são os nomes destes símbolos, ou melhor, uma palavra-chave para expressar o que eles significam para o Terapeuta em Reiki.  Interiorizando o significado de cada símbolo e sua utilização, fica o aluno apto a enviar Reiki à distância para uma pessoa de cada vez. Essa possibilidade do envio da energia Reiki através do ‘Espaço-Tempo-Não-Linear’ poderá ser compreendida mediante a assimilação de conceitos tais como Teoria da Sincronicidade (Carl Gustav Jung).
       O tempo para autoaplicação ou aplicação em outras pessoas cai de 5 minutos do nível I para 2 minutos no nível II, conseguindo-se assim realizar uma sessão completa de Reiki em cerca de 30 minutos. O intervalo recomendado entre o segundo e terceiro nível é de três meses, pois o processo de limpeza no nível II é a nível emocional e mental, por isso é necessário um período maior para o praticante vivenciar as mudanças e o processo de harmonização que estará ocorrendo. O curso de nível II também é fechado nele mesmo, não sendo obrigatório fazer o nível III.  
     Usui dizia que o dia deve começar e terminar com Gasho (Oração), meditação, prece, conexão com o divino.  Para que o Reiki Ryoho Hikkei, a terapia espiritual de Usui, possa manifestar em você o Reiji (sinais da energia), é preciso que você esteja receptivo. Isto é Gasho! Uma vida meditativa que enxerga e trata os obscurecimentos da mente, permitindo espaço para a atuação da Compaixão Universal, a Centelha Divina em cada ser.  Essa é a essência da Terapia Reiki e de Choku Rei. 


Please Donate To Bitcoin Address: [[address]]

Donation of [[value]] BTC Received. Thank You.
[[error]]