Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Caminho de Vacuidade

amigos,
 
uma das melhores definições sobre vacuidade já descritas.
desfrutem, reflitam e apliquem
mesmo que já recebida e lida.... merece várias releituras.
bj
92045616
-- Caminho de Vacuidade
blog SAMSARA

[...] não existe nem mesmo uma partícula nascendo, nascida ou que irá nascer — não há nada que possa ser agarrado, nada a que possamos nos apegar. Todas as coisas são inerentemente assim, não têm natureza intrínseca própria, são intrinsecamente incompatíveis com qualquer caracterização: nem um nem dois, nem muitos nem infinito, nem pequeno nem grande, estreito ou largo, profundo ou raso, nem nulidade nem conceitos, nem assim nem não-assim, verdade ou mentira, substancial ou insubstancial, nem existente nem inexistente.

Bodisatvas então vêem as coisas como não-coisas, embora em termos de fala eles sigam as convenções ao definir o que são não-coisas como coisas; eles não interrompem o caminho da ação e não desistem das práticas para a iluminação; eles buscam onisciência sem jamais retroceder.
Eles sabem que todas as condições das ações são como sonhos, que sons e vozes são como ecos, que seres sencientes são como sombras, que todas as coisas são como fantasmas — ainda assim eles não negam o poder de ação das causas e condições. Eles sabem que o espectro das ações alcança muito longe; compreendem que todas as coisas não fazem nada e cruzam o caminho da não-ação sem jamais desistir.

Sutra Guirlanda de Flores
(Avatamsaka Sutra, livro 25 – “As Dez Dedicações”)

Dechen Ivy Francis Ashu
Kechara Guest House e Suítes
No Bosque das Dakinis
Sabedoria Ancestral para a Vida Moderna
Ensinamentos de Dharma
Aconselhamento Espiritual
Búzios
22- 2623-8129 & 22- 9101-5999

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Please Donate To Bitcoin Address: [[address]]

Donation of [[value]] BTC Received. Thank You.
[[error]]