Manual Expandido de Magia Goetia: Um Grimório das Sombras
Capítulo 2: Os 72 Demônios da Goetia: Um Bestiário das Sombras
A "Ars Goetia" apresenta um panteão de 72 demônios, cada um com sua própria personalidade, habilidades e hierarquia. Esses demônios não são necessariamente entidades malignas, mas sim forças da natureza e aspectos da psique humana que podem ser invocados e controlados pelo mago.
Cada demônio é associado a um signo astrológico, um número e um elemento, o que permite ao mago trabalhar com as energias planetárias e elementais em conjunto com a entidade. Além disso, cada demônio possui um sigilo, um símbolo gráfico que representa sua essência e que é utilizado nos rituais de evocação.
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Rei Bael (Baal)
- Descrição: Um rei que governa no Oriente, com três cabeças: um sapo, um homem e um gato. Ele concede invisibilidade e sabedoria.
- Correspondências:
- Astrologia: Áries
- Numerologia: 1
- Tarot: O Imperador
- Elemento: Fogo
- Habilidades: Invisibilidade, sabedoria, conhecimento de plantas.
- Outras correspondências:
- Metal: Ferro
- Cor da vela: Vermelha
- Dia da semana: Terça-feira
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Duque Agares
- Descrição: Um duque idoso, montado em um crocodilo, que ensina línguas e traz de volta desertores.
- Correspondências:
- Astrologia: Touro
- Numerologia: 2
- Tarot: O Hierofante
- Elemento: Terra
- Habilidades: Ensino de línguas, retorno de fugitivos, concessão de títulos.
- Outras correspondências:
- Metal: Cobre
- Cor da vela: Verde
- Dia da semana: Sexta-feira
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Príncipe Vassago
- Descrição: Um príncipe que revela o passado, o presente e o futuro, e encontra objetos perdidos.
- Correspondências:
- Astrologia: Gêmeos
- Numerologia: 3
- Tarot: Os Enamorados
- Elemento: Ar
- Habilidades: Clarividência, localização de objetos perdidos, revelação de segredos.
- Outras correspondências:
- Metal: Mercúrio
- Cor da vela: Amarela
- Dia da semana: Quarta-feira
4. Marquês Gamygyn (Samigina)
* Descrição: Um marquês que aparece como um pequeno cavalo ou burro, mudando para forma humana quando solicitado. Ensina ciências liberais e responde sobre almas de falecidos.
* Correspondências:
* Astrologia: Câncer
* Numerologia: 4
* Tarot: O Carro
* Elemento: Água
* Habilidades: Ciências liberais, necromancia, comunicação com os mortos.
5. Presidente Marbas
* Descrição: Um presidente que aparece como um grande leão, mudando para forma humana quando solicitado. Responde sobre coisas ocultas ou secretas, causa e cura doenças, e ensina artes mecânicas.
* Correspondências:
* Astrologia: Leão
* Numerologia: 5
* Tarot: A Força
* Elemento: Fogo
* Habilidades: Conhecimento oculto, cura, artes mecânicas.
6. Duque Valefor
* Descrição: Um duque que aparece como um leão com cabeça de burro. Familiar e bom, induz à amizade entre magos, e rouba.
* Correspondências:
* Astrologia: Virgem
* Numerologia: 6
* Tarot: Os Enamorados
* Elemento: Terra
* Habilidades: Amizade, roubo, familiaridade.
7. Marquês Amon
* Descrição: Um marquês que aparece como um lobo com cauda de serpente, cuspindo fogo. Quando assume forma humana, tem dentes de cachorro. Conhece o passado e o futuro, e reconcilia amigos e inimigos.
* Correspondências:
* Astrologia: Libra
* Numerologia: 7
* Tarot: A Justiça
* Elemento: Ar
* Habilidades: Clarividência, reconciliação, conhecimento do passado e futuro.
8. Marquês Barbatos
* Descrição: Um marquês que aparece quando o Sol está em Sagitário, com quatro reis acompanhantes. Concede entendimento da linguagem dos animais, reconcilia amigos e tem conhecimento de coisas passadas e futuras.
* Correspondências:
* Astrologia: Escorpião
* Numerologia: 8
* Tarot: A Morte
* Elemento: Água
* Habilidades: Linguagem animal, reconciliação, clarividência.
9. Rei Paimon
* Descrição: Um rei que aparece montado em um camelo, com uma coroa gloriosa. Ensina artes, ciências, segredos da Terra e da água, e concede honras.
* Correspondências:
* Astrologia: Sagitário
* Numerologia: 9
* Tarot: O Eremita
* Elemento: Fogo
* Habilidades: Artes, ciências, segredos, honras.
10. Presidente Buer
* Descrição: Um presidente que aparece como uma estrela de cinco pontas, ensinando filosofia moral e natural, lógica e as virtudes de ervas e plantas.
* Correspondências:
* Astrologia: Capricórnio
* Numerologia: 10
* Tarot: Roda da Fortuna
* Elemento: Terra
* Habilidades: Filosofia, lógica, herbalismo, cura.
11. Duque Gusion
* Descrição: Um grande e forte duque. Ele responde a todas as questões, agrada aos amigos, e da honras e dignidades.
* Correspondências:
* Astrologia: Aquário
* Numerologia: 11
* Tarot: A Justiça
* Elemento: Ar
* Habilidades: Responde a todas as perguntas, amizades, honras.
12. Príncipe Sitri
* Descrição: Um grande príncipe. Ele incita os homens a amar as mulheres e vice-versa, e descobre os segredos das mulheres.
* Correspondências:
* Astrologia: Peixes
* Numerologia: 12
* Tarot: O Pendurado
* Elemento: Água
* Habilidades: Amor, paixão, segredos femininos.
13. Beleth (ou Bileth)
* Descrição:
* Um poderoso Rei do Inferno, montado em um cavalo pálido, precedido por músicos.
* Manifesta-se com fúria, exigindo respeito e homenagem.
* Comanda 85 legiões de espíritos.
* Habilidades:
* Provoca amor apaixonado entre homens e mulheres.
* Obtém obediência, desde que o mago o trate com respeito.
* Pode manipular emoções, especialmente o desejo.
* Associações:
* Planeta: Lua
* Metal: Prata
* Elemento: Água
* Cor: Prata ou Branco
* Dia da semana: Segunda-feira
* Precauções: Beleth e um rei, e por isso exige respeito e que o mago o trate com honra.
14. Leraje (ou Leraie)
* Descrição:
* Um Marquês poderoso, vestido de verde, portando um arco e flechas.
* Causa grandes batalhas e disputas.
* Comanda 30 legiões de espíritos.
* Habilidades:
* Provoca conflitos e guerras.
* Cura feridas causadas por flechas.
* Pode manipular situações de conflito.
* Associações:
* Planeta: Marte
* Metal: Ferro
* Elemento: Fogo
* Cor: Vermelho
* Dia da semana: Terça-feira
15. Eligor (ou Eligos)
* Descrição:
* Um Grande Duque, manifestando-se como um belo cavaleiro, portando uma lança e um estandarte.
* Descobre coisas ocultas e segredos.
* Comanda 60 legiões de espíritos.
* Habilidades:
* Revela segredos e coisas escondidas.
* Prevê o futuro em batalhas.
* Atrai o favor de nobres e pessoas importantes.
* Associações:
* Planeta: Mercúrio
* Metal: Mercúrio
* Elemento: Ar
* Cor: Laranja
* Dia da semana: Quarta-feira
16. Zepar
* Descrição:
* Um Grande Duque, que se manifesta com vestes vermelhas e armadura.
* Causa amor e paixão nas mulheres, tornando-as estéreis.
* Comanda 26 legiões de espíritos.
* Habilidades:
* Inspira amor e desejo nas mulheres.
* Pode tornar as mulheres inférteis.
* Manipula as emoções femininas.
* Associações:
* Planeta: Vênus
* Metal: Cobre
* Elemento: Água
* Cor: Verde
* Dia da semana: Sexta-feira
17. Botis
* Descrição:
* Um Grande Presidente e Conde, manifestando-se como uma víbora horrível, mas pode assumir forma humana.
* Responde a perguntas sobre o passado e o futuro.
* Reconcilia amigos e inimigos.
* Comanda 60 legiões de espíritos.
* Habilidades:
* Revela segredos do passado e do futuro.
* Resolve conflitos e reconcilia pessoas.
* Concede sabedoria e conhecimento.
* Associações:
* Planeta: Júpiter
* Metal: Estanho
* Elemento: Ar
* Cor: Azul
* Dia da semana: Quinta-feira
18. Bathin
* Descrição:
* Um Duque poderoso, montado em um cavalo pálido.
* Conhece as virtudes de ervas e pedras preciosas.
* Transporta pessoas de um lugar para outro instantaneamente.
* Comanda 30 legiões de espíritos.
* Habilidades:
* Concede conhecimento sobre ervas e pedras.
* Permite viagens astrais e transporte instantâneo.
* Influencia o clima.
* Associações:
* Planeta: Lua
* Metal: Prata
* Elemento: Água
* Cor: Prata
* Dia da semana: Segunda-feira.
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